Nas Notícias

As 25 personalidades mais noticiadas em Portugal

Personalidades Cision Comunicação SocialSaiba quem foram as personalidades que se destacaram nos meios de comunicação social portugueses, durante o ano de 2015.

A Cision elaborou um estudo com a finalidade de apurar as personalidades que mais se destacaram na agenda mediática nacional em 2015 e, entre estas, as que mais vezes foram referidas.

Através do algoritmo Cision de análise textual foi encontrado o conjunto de figuras públicas portuguesas e estrangeiras que mais se notabilizaram nos órgãos de informação.

Esta lista de personalidades foi posteriormente sujeita a uma pesquisa para se chegar ao número final de referências que cada uma delas obteve nos órgãos de comunicação social. Assim, foi possível estabelecer um ranking final das personalidades mais mediáticas do ano transato.

Pedro Passos Coelho foi, entre as personalidades mais proeminentes, o mais referenciado em artigos noticiosos, com o expressivo registo de 135 651 menções.

Nesta lista de personalidades que mais se notabilizaram nos media nacionais seguiu-se o atual primeiro-ministro, António Costa, com 101 958 referências, Aníbal Cavaco Siva, com 81 138 referências, e o também ex-primeiro-ministro José Sócrates, com 53 032.

O ano de difícil e muitas vezes contestada governação de Pedro Passos Coelho, as eleições legislativas ocorridas em outubro passado, o papel ativo desempenhado pelo Presidente da República no conturbado período pós eleitoral (com a tomada de posse de um governo de direita, a sua queda na Assembleia da República e a solução de esquerda proposta pelo líder do Partido Socialista, António Costa, aceite por Cavaco Siva), e, ainda, os muito mediatizados problemas com a justiça a envolver José Sócrates foram alguns dos motivos que ditaram que estas quatro personalidades fossem as mais mediatizadas, nos meios de informação nacionais, durante o ano de 2015.

O efeito-Jesus

Ficou a cargo do treinador de futebol Jorge Jesus fechar o top-cinco desta lista Cision, com 47 541 referências.

O técnico trocou, no final da época desportiva passada, o Sport Lisboa e Benfica pelo rival Sporting Clube de Portugal e viu-se, assim, envolvido naquela que foi uma das mais polémicas – e noticiadas – mudanças de sempre ocorridas no futebol português.

De referir que também Bruno de Carvalho, Presidente do Sporting e Rui Vitória, o treinador que substituiu Jorge Jesus no comando técnico do Benfica, figuram também entre as personalidades que mais destaque tiveram nos media no período analisado.

Neste ranking da Cision seguiram-se, na sexta e sétima posições, o ex vice-primeiro-ministro Paulo Portas seguido por umas das maiores figuras de sempre do desporto e do futebol nacional e mundial: Cristiano Ronaldo.

Tsipras, Lopetegui e Casillas

Numa listagem que envolve também personalidades estrangeiras, foi Alex Tsipras, primeiro-ministro grego, a figura não portuguesa que mais marcou a agenda mediática nacional, tendo sido mesmo o oitavo nome mais falado nos media lusos.

As eleições helénicas ocorridas em janeiro de 2015 que ditaram a vitória do Syriza, bem como todos os desenvolvimentos ocorridos na Grécia deste então – o braço de ferro com as instituições europeias, a renúncia ao mandato em Agosto e a reeleição de Tsipras em setembro – justificam as 32 775 referências e a atenção suscitada, nos media portugueses, pela figura maior do panorama político grego. Também Yanis Varoufakis foi uma das personalidades com maior peso nos media portugueses, registadas que foram 14 697 referências ao seu nome em notícias.

O segundo estrangeiro mais noticiado no nosso país foi o ex-treinador do FC Porto Julen Lopetegui, com 32 358 referências em notícias e cuja passagem, muitas vezes conturbada, pelo panorama desportivo nacional foi amplamente escalpelizada pelos media.

Ainda relativamente ao FC Porto teve amplo destaque, em 2015, a vinda de Iker Casillas, um dos maiores nomes do futebol mundial, para o futebol português – uma contratação que foi amplamente acompanhada pelos meios de informação portugueses.

Marcelo Rebelo de Sousa, vencedor das eleições para a presidência da república portuguesa que decorreram no passado mês de janeiro de 2016, é também um dos nomes que figuram neste ranking Cision dos mais noticiados nos órgãos de informação em 2015 – com 15 801 referências registadas.

O objeto de análise deste estudo, realizado pela Cision – líder global em Media Intelligence – são todas as notícias veiculadas, no espaço editorial português, em mais de 2000 meios de comunicação social (televisão, rádio, online e imprensa).

O período temporal sobre o qual incidiu o estudo foi o período decorrido entre os dias 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2015, num total de mais de cinco milhões de artigos analisados.

Em destaque

Subir