Nas Redes

Artista denuncia selfies tiradas no Monumento do Holocausto que não respeitam o significado do local

Shahak Shapira, um artista israelita, criou um site online com o objetivo de chamar a atenção para todos aqueles que visitam o Monumento do Holocausto, em Berlim, não ignorarem o significado do local.

Ao visitar uma cidade nova é obrigatório a passagem pelos locais icónicos, como monumentos, museus, entre outros. O mesmo se passa quando se fala da cidade de Berlim e do Monumento do Holocausto, que é visitado por milhares de turistas. Mas será que se comportam com o devido respeito neste monumento histórico? Shahak Shapira diz que não.

São milhares as pessoas que todos os anos visitam a capital alemã e fazem questão de conhecer este monumento. No entanto, esses mesmos turistas tiram fotografias no monumento para as partilhar nas redes sociais, pondo de parte as memórias que o mesmo carrega.

Foi com este pensamento que o artista israelita decidiu denunciar todas as pessoas que passam um bom momento neste monumento. Para tal, criou um site onde coloca as fotografias originais e as fotografias editadas por si, nas quais se veem os judeus que foram mortos e torturados pelos nazis.

O mais chocante é que nas legendas das fotografias tiradas no local e partilhadas nas redes sociais pode-se ler “a saltar sobre judeus mortos”, “que lugar incrível” ou “gangster alemão”.

O artista no site explica que “nenhum acontecimento histórico se compara ao Holocausto. É uma decisão tua como deves comportar-te num sítio que celebra a morte de seis milhões de pessoas”.

Em destaque

Subir