Nas Notícias

Arranca a reflorestação do Parque Peneda-Gerês

Arranca no próximo sábado, no Parque Peneda-Gerês, a campanha ‘1000 Árvores – Uma Árvore por Associação’, uma iniciativa juvenil para a reflorestação das áreas ardidas em 2017.

A campanha, lançada pela Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ), em parceria com a Quercus, pretende que os jovens de mil associações de todo o País participem “na defesa da preservação ambiental, promovendo uma verdadeira sensibilização, consciencialização e responsabilização para as questões ambientais”.

A primeira ação de reflorestação, com plantação de árvores autóctones, vai decorrer nas áreas ardidas na freguesia de Cabreiro, no Parque Nacional da Peneda-Gerês, entre as 10h00 e as 16h00.

“Temos entre 120 a 130 jovens de associações de todo o país que vão participar na plantação de mais de 8000 árvores numa área com 8000 hectares na freguesia de Cabreiro, concelho de Arcos de Valdevez, uma zonas afetadas pelos incêndios de 2017”, adiantou Cátia Camisão, vice-presidente da FNAJ.

“Será a primeira iniciativa do nosso projeto, que terá continuidade no centro e sul do País”, reforçou a responsável.

A Quercus associou-se à campanha por ter “o conhecimento e a experiência” necessários para estas ações, acrescentou Cátia Camisão.

Já a FNAJ elegeu o ‘Ambiente e a Sustentabilidade’ como tema para 2018, visando “a promoção de um conjunto diversificado de ações de plantação e manutenção de espaços florestais, bem como de ideias, atitudes e comportamentos ecologicamente sustentáveis, junto da população jovem”.

“O número de inscrições superou as nossas expectativas”, acrescentou a vice-presidente: “Vamos ter em Cabreiro jovens de associações juvenis representativas de todo o País”.

Mais partilhadas da semana

Subir