Mundo

Apple processada por plágio de funcionalidade no iPhone X

A Apple está a ser processada por alegadamente ter plagiado uma das funcionalidades que foi mais destacada, em setembro passado, na apresentação do novo iPhone X. A queixa é apresentada pela empresa japonesa Emonster k.k., que alega a violação de uma patente ao utilizar o termo “animoji” comercialmente.

Segundo a agência Reuters, o tribunal federal de São Francisco recebeu os documentos na passada semana, onde é descrito que a empresa japonesa detém os direitos de exploração do termo “animoji” para os Estados Unidos da Europa.

“Animoji” foi o tema escolhido pela Apple para batizar uma das funcionalidades do novo iPhone X que permite a utilização de expressões faciais para animar emojis virtuais, podendo depois ser enviados através do serviço de mensagens.

O CEO da Emonster, Enrique Bonansea, todavida, terá alegadamente registado a patente sob o nome do produto, em 2014, aquando do lançamento de uma aplicação de mensagens.

“A Apple decidiu roubar o nome e fingir perante todo o mundo que o “Animoji” é um original da empresa”, escreve a Emonster.

No processo é adiantado o conhecimento Apple sobre este serviço, já que o mesmo está disponível para download na App Store.

A Emonster informa que deverá exigir uma indemnização e a aplicação de uma ordem de restrição à utilização do termo até o processo estar devidamente concluído.

 

 

Em destaque

Subir