Tecnologia

Apple cresce num mercado de computadores em declínio

apple_venda_pcs

Não é novidade para a maioria dos utilizadores que o mercado dos computadores pessoais está em constante queda, são quase 5 anos numa queda constante no número de vendas.

Os utilizadores estão a adquirir novos hábitos e a adequar a compra de novos dispositivos à sua utilização. Atualmente, e vendo o nível de utilização de muitos utilizadores, é fácil perceber que um smartphone ou um tablet servem perfeitamente para fazer face à maioria das tarefas, que se baseiam na navegação na internet.

Os computadores passaram para segundo plano, para utilizadores que necessitam de executar tarefas mais exigente ou até para gamers, a quem o portátil, dificilmente, pode ser substituído por um tablet.

Apesar dessa queda constante nas vendas, a Apple parece que tem razões para sorrir. Segundo os dados da consultora IDC, a Apple foi a única marca que teve crescimento efetivos no mercado dos computadores, enquanto todas as outras marcas, registaram, como seria de esperar, uma queda no volume de vendas.

No último trimestre de 2015 foram vendidos cerca de 70 milhões de computadores. Este valor, apesar de parecer grande, representa uma quebra na casa dos 10 por cento face ao mesmo período de 2014.

A Lenovo continua a ser a marca que mais vende, seguindo-se a HP e a Asus, mas sempre com números a indicar quebra nas vendas, que no caso da HP equivalem a menos 10 por cento face ao mesmo período de 2014.

Quem parece não estar a sentir esta migração dos computadores pessoais para os tablets e smartphones é a Apple. A marca de Cupertino registou um crescimento d 2,8 por cento, totalizando mais 5 milhões de computadores vendidos face ao mesmo trimestre do ano anterior, 2014.

Estes dados podem levar-nos a tirar outras conclusões. Afinal de contas, parece que esta quebra só está a afetar computadores com o Windows. Estarão as constantes mudanças nos sistema operativos da Microsoft a ter influência nestes números, ou são mesmo os tablets e os smartphones que estão a ocupar esse lugar?

 

Em destaque

Subir