Mundo

Após mais de 200 estudos, cientistas mostram verdadeiro poder do café

Um grupo de cientistas da Universidade de Southampton decidiu rever mais de 200 estudos sobre o café para tentar apresentar os verdadeiros efeitos de uma das bebidas mais apreciadas do mundo. Entre avanços e recuos, os investigadores chegaram à conclusão que, apesar de não ser uma verdade absoluta, o consumo de café traz mais benefícios que malefícios à saúde dos consumidores.

As investigaçãos sobre os reais efeitos do café têm-se multiplicado no último ano, com centenas de estudos a tentarem desmistificar o verdadeiro efeito que esta bebida tem no organismo humano.

Neste contexto, um grupo de investigadores da Universidade de Southampton decidiu rever 218 pesquisas anteriores – com cerca de 70 resultados distintos – e elaborar um estudo que decifre a essência do café.

Assim, o estudo, publicado esta semana na British Medical Journal, defende que o consumo de três chávenas de café por dia está associado a uma probabilidade 19 por cento menor de desenvolver problemas cardiovasculares, como ataques de coração ou derrames cerebrais, e doenças hepáticas, como a cirrose, por exemplo.

“Existe um equilíbrio de riscos na vida e os benefícios do consumo moderado de café parecem superar esses riscos”, defende Paul Roderick, coautor da revisão científica.

De acordo com a BBC, além das doenças cardiovasculares, os cientistas notaram também uma relação entre o café e um menor risco de cancro do fígado.

Entre os malefícios, o estudo aponta para o perigo do consumo de cafeína durante o gravidez e alerta que as pessoas não devem começar a beber café na esperança de ficarem imunes a determinadas doenças.

Segundo Roderick, “fatores como a idade, se as pessoas fumam ou não e quanto exercício fazem podem ter algum efeito” nos resultados obtidos.

Por fim, a BBC destaca que a análise da Universidade de Southampton alerta para o facto do açucar, do leite ou dos bolinhos que acompanham o café poderem alterar o efeito da bebida.

 

Em destaque

Subir