Tecnologia

Aplicação do Facebook é o maior ‘papão’ das baterias

facebook_news_feed_algo

Os smartphones fazem cada vez mais parte do nosso quotidiano. Passou a ser uma ferramenta quase indispensável nos dias de hoje. São tantos os serviços neles disponíveis, que o smartphone passou a ser, quase, uma peça de vestuário.

Apesar disso, os smartphones continuam a desequilibrar a balança entre funcionalidades vs autonomia, tal é o avanço dos componentes de hardware e que não tem sido devidamente acompanhados por uma melhoria das baterias.

O consumo da bateria está ligado ao que as aplicações extraem do hardware, e nesse aspeto, há umas mais ‘gulosas’ do que outras. É o caso do Facebook. A aplicação móvel da maior rede social é responsável por cerca de 20 por cento do consumo de bateria no seu Android e 15 por cento no iOS. O mesmo pode ser referido ao Windows Phone, embora não existam números concretos da percentagem de bateria que o Facebook consome neste sistema.

Então, o que posso fazer para melhor a autonomia da bateria do meu smartphone? Se essa for uma condição da qual não poderá abdicar (mais autonomia da bateria), aconselha-se a desinstalação da APP do Facebook do seu smartphone e parti para outra forma de utilização.

Não se assuste se for um utilizador assíduo do Facebook! Poderá sempre, em alternativa, utilizar o browser do seu equipamento para utilizar a rede social. Afinal de contas, o browser até tem mais funções do que a própria aplicação. Nesse aspeto, por que é que sacrificamos a autonomia do aparelho com uma aplicação, se o browser do equipamento faz precisamente o mesmo?

Apesar de se referir ao Android – por ter um consumo demasiado excessivo, esta dica aplicasse às restantes plataformas, seja no iOS ou no Windows Phone. Basta consultar os consumos de bateria nas várias plataformas para se perceber que entre as APPs que mais consomem, está quase sempre o Facebook. Seja por via da sua utilização constante, seja por via das tarefas qui a mesma executa em segundo plano.

 

 

Em destaque

Subir