Nas Notícias

Anúncio do DN previa aparições de Fátima… com dois meses de antecedência

O Diário de Notícias recupera na sua edição desta sexta-feira um anúncio publicado naquele jornal, há exatamente 100 anos: no dia 10 de março de 1917. Tratava-se de uma antecipação do milagre das aparições de Fátima, que viriam a ocorrer, segundo a teoria da Igreja, no dia 13 de maio daquele ano.

Na página quatro do Diário de Notícias, na edição de 10 de março de 1917, um anúncio misterioso, mandado publicar por “centros de espiritismo de Lisboa e do Porto”, segundo revela agora o jornal.

O anúncio tinha um título estranho: “135917”. Desmontando este número, pode fazer-se uma associação a 13 de maio de 1917, data das alegadas aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos. Veja aqui o anúncio.

O teor da publicação também era bizarro. “Não esqueças o dia feliz em que findará o nosso martírio. A guerra que nos fazem terminará”, podia ler-se, o que interessava às famílias que tinham homens na I Guerra Mundial.

Aquelas previsões falharam, porque a guerra não terminou em 1917. Mas dois meses mais tarde, Lúcia, Francisco e Jacinta, os três pastorinhos, testemunharam a aparição.

E as peregrinações seguiram-se aos dias 13, até outubro, uma vez que a irmã Lúcia revelou que Nossa Senhora iria ‘regressar’, sempre ao dia 13, nos seis meses seguintes. E Fátima transformou-se num local de culto.

Mas o Diário de notícias foi mais longe e entrevistou um historiador, para analisar este estranho anúncio de 10 de março de 1917. Joaquim Fernandes realça que na altura se fazia uma associação entre o dia 13 e a guerra.

“Quem foi o autor da mensagem subscreve-se como Stella Matutina, uma entidade que ultrapassa os nossos conceitos do espaço e do tempo e que através de meios de perceção sensorial terá feito chegar uma afirmação codificada que não está explicita mas teria um sentido de pré-aviso para se dar atenção ao dia 13”, refere, ao DN.

Sobre os pastorinhos, uma nota sarcástica: “Tenho a certeza que a Lúcia não leu o anúncio do DN do dia 10”.

Fátima transformou-se num local de milagre, para uns, e numa mentira, para outros. A 13 de maio assinala-se o centenário das aparições.

Em destaque

Subir