TV

Anúncio do BCE: As notas de 500 euros vão deixar de circular

As notas que a grande maioria dos portugueses desconhece, as de 500 euros, vão ser retiradas da circulação. A partir de 2018, anunciou o Banco Central Europeu (BCE), deixam de ser impressas e as que existem serão recolhidas. O objetivo é dificultar as atividades ilícitas.

A notícia pouco importa à generalidade dos portugueses, pois a nota de 500 é uma raridade no contexto do nosso país. No entanto, quem as tiver não necessita de se desfazer delas a correr.

Sem indicar uma data precisa, o BCE informou, através de um comunicado, que a emissão de novas notas de 500 euros terminará “por volta do final de 2018, quando está planeado que as notas de 100 e 200 da série Europa sejam introduzidas”.

Refira-se que a série Europa, da qual já foram introduzidas as novas notas de 5, 10 e 20 euros, apresenta um reforço das medidas de segurança.

E é precisamente em nome da “segurança”, ou mais precisamente em nome do combate ao branqueamento de capitais e ao financiamento do terrorismo, que o BCE vai acabar com as notas de 500 euros: primeiro com o fim da emissão, depois com a recolha gradual das que estiverem em circulação.

No mesmo comunicado, o regulador europeu da banca salientou ter “levado em conta preocupações”, já expressas pela Comissão Europeia, “de que esta nota pudesse facilitar actividades ilícitas”.

Por ser a nota de mais elevado valor facial, é a que mais facilita o transporte de montantes mais elevados num volume menor.

Para comparação, refira-se que a nota mais valiosa em circulação nos EUA é a de 100 dólares, que vale menos de 100 euros.

Em destaque

Subir