Mundo

António Guterres já reagiu à polémica decisão de Trump

O secretário-geral da ONU já reagiu à polémica decisão de Donald Trump em transferir a embaixada norte-americana para Jerusálem e que poderá reacender a tensão no Médio Oriente. António Guterres espera que a situação seja resolvida.

“É uma questão de estatuto final que dever ser resolvida através de negociações diretas entre as duas partes, com base em resoluções relevantes do Conselho de Segurança e da Assembleia Geral, tendo em conta as preocupações legitimas do lado palestino e israelita”, afirmou o português António Guterres.

O secretário-geral da ONU espera que a região possa viver “em paz”.

“Concretizando a visão de dois estados a viver lado a lado, em paz, segurança e reconhecimento mútuo, com Jerusalém como a capital de Israel e da Palestina”, diz, esperando que as “aspirações legítimas de ambos os povos” possam ser “alcançadas.”

“Quero deixar isto bem claro: não há alternativa para a solução de dois Estados. Não há plano B”, revelou Guterres.

Nesta quarta-feira, o líder dos norte-americanos confirmou a mudança da embaixada de Telavive para Jerusalém (ver aqui), num sinal de reconhecimento da cidade santa como capital de Israel – contrariando todas as resoluções das Naçaões Unidas e indicações internacionais.

Em destaque

Subir