Nas Notícias

António Costa: “PS está em melhores condições para formar Governo”

Em declarações à Reuters, o secretário-geral do PS reforçou a possibilidade de um Governo de esquerda, com apoio parlamentar do Bloco e da CDU. António Costa salienta também que os compromissos internacionais não estão em risco.

“O PS está em melhores condições para formar Governo”, disse António Costa, em declarações reproduzidas pela agência Reuters.

No dia em que se vai encontrar com a coligação – e numa altura em que há encontros técnicos com responsáveis do Bloco e da CDU para delinear acordos –, o secretário-geral socialista reiterou a ideia de que o PS poderá avançar com uma solução governativa que não passe pelo apoio à coligação.

“É claro, e pode ser uma surpresa para muitos porque é uma novidade, que pela primeira vez pode haver um governo que reflita a maioria de esquerda no Parlamento, sem colocar em risco as regras europeias”, disse ainda.

De acordo com Costa, será o programa de Governo do Partido Socialista que vai ser aplicado, pelo que os compromissos assumidos por Portugal, junto das instâncias europeias, não ficam em risco.

“O que eu quero transmitir, especialmente aos mercados, é que Portugal vai manter a estabilidade dos seus compromissos europeus”, realçou.

Já ontem o secretário-geral do PS deixou antever que as bases para um acordo à esquerda estavam definidas.

E as palavras de Catarina Martins, porta-voz do Bloco, foram bem incisivas. “O Governo de Passos Coelho e Paulo Portas acabou hoje”, disse a bloquista.

A coligação, entretanto, preparou algumas cedências para conseguir o apoio parlamentar socialista, na formação de um Governo liderado pelo PSD e pelo CDS-PP.

Em destaque

Subir