Mundo

Antes rico que inteligente. Estudo diz que inteligência não garante sucesso

Um estudo realizado no Reino Unido, apresentado esta segunda-feira, indica que a ‘riqueza’ é o fator mais determinante para o sucesso de uma criança ao longo da sua vida, mesmo que esta não seja inteligente.

Este estudo, levado a cabo pela Comissão para a Mobilidade Social e Pobreza Infantil, mostrou que as crianças de famílias ricas têm mais probabilidades de sucesso.

Para chegar a estas conclusões, esta Comissão analisou 17 mil pessoas que nasceram na mesma semana, no ano de 1970, comparando o que essas pessoas tinham conseguido aos 42 anos de idade.

Segundo o mesmo estudo, as crianças que aos 5 anos se tinham saído mal em testes, tinham maior probabilidade de ser bem-sucedidas se fossem de famílias ricas do que as crianças com os mesmos resultados nos testes de famílias pobres.

O estudo também indica uma maior taxa de sucesso para as crianças que estudaram em escolas privadas: “Existe uma vantagem clara para as crianças que estudam em escolas privadas”.

“Se os políticos estão a falar a sério acerca do seu desejo de aumentar a mobilidade social no Reino Unido, precisam de lidar com as barreiras que impedem as crianças de atingir o seu potencial total, e de remover as barreiras que bloqueiam a mobilidade social para baixo”, acrescentam os investigadores no relatório.

O relatório agora divulgado por esta instituição é claro, ser inteligente não é um fator determinante para o sucesso na vida profissional, a menos que seja de uma família rica.

O mesmo relatório mostrou a dificuldade em crianças pobres mudarem de extrato social, mesmo concluindo os estudos com sucesso e com boas notas. O mesmo saliente que, crianças de famílias ricas têm poucas probabilidades de ficar pobres, da mesma forma que os pobres dificilmente chegam a ricos.

 

Em destaque

Subir