Tecnologia

Anonymous ameaça lançar vírus para rede social Facebook

anonymous_1O grupo Anonymous ameaçou lançar um vírus para o Facebook e a BitDefender localizou um exemplar que está de acordo com a descrição feita pelo grupo “hacktivista”, sobre as caraterísticas do seu malware.

Grupo Anonymous anunciou a intenção de lançar um ataque de malware altamente sofisticado através do Facebook. Nas últimas horas, uma ferramenta de segurança gratuita para Facebook, a BitDefender Safego, foi possível descobrir na rede social um exemplar de malware que se parece muito com o descrito pelo Anonymous.

Detetado pelas soluções antimalware da BitDefender como Backdoor-Bifrose-AAJX, este código malicioso foi localizado inicialmente em julho, uma data que corresponde à mostrada pelo grupo Anonymous num vídeo difundido durante o fim de semana e no qual se mostravam os efeitos do malware.

No mesmo dia, apareceu no Facebook sob o disfarce de uma fraude que pretende oferecer um “Novo chat vídeo no Facebook com funções de voz”. De acordo com a sua descrição – em árabe -, se o utilizador seguir a ligação facultada, será levado até ao download de um arquivo chamado “scam_facebook.zip”, que na realidade contém o vírus.

Uma vez infetado o equipamento, este exemplar de malware faz exatamente o que os “hacktivistas” dizem: injeta-se no processo do Internet Explorer, proporciona ao atacante remoto o acesso sem obstáculos ao sistema comprometido, regista a pulsação do teclado e elimina vários processos relacionados com soluções antimalware.

Contudo, não tem a componente de automultiplicação que o grupo Anonymous disse que deveria ter. O que faz é ligar-se a um servidor remoto localizado no Egito, algo que o grupo Anonymous se “esqueceu” de referir.

“Poderia tratar-se do vírus conhecido como “Fawkes Virus” que promoveu o Anonymous?”, questiona-se Jocelyn Otero Ovalle, diretora de marketing da BitDefender: “Até ao momento, apesar de que esta ameaça se pareça muito ao que o Anonymous descreveu como a sua última arma na batalha, o seu êxito é pouco. Talvez o Anonymous esteja a tentar enganar-nos. Criaram realmente um malware? Estamos perante uma ameaça que está a atuar no Facebook e que os utilizadores deveriam conhecer para se poderem proteger da mesma”.

Mais partilhadas da semana

Subir