Cultura

O ano de 2016 foi negro para o mundo das artes e fãs tentam desesperadamente salvar artistas favoritos

O ano de 2016 ficou marcado pelo desaparecimento de várias personalidades ligadas à cultura. O pior é que a poucos dias do ano acabar, ainda continuam a morrer artistas que são queridos ao grande público.

O número elevado de artistas que morreram ao longo deste ano é tão assustador, que muitos já consideram 2016 como o pior ano para as artes. Foram muitas as perdas que assistimos ao longo destes doze longos e dolorosos meses. Até já houve quem tivesse a ideia de criar uma petição para salvar a atriz Betty White.

Ainda estávamos a recuperar do início do ano, quando a 10 de janeiro o mundo recebeu a notícia de que o ícone da pop, David Bowie, tinha morrido aos 69 anos de idade. O mundo ficou em choque com esta notícia. O que ainda não sabíamos era o que o resto do ano tinha preparado.

E é aqui que começa a ceifa de 2016 em relação a artistas mundiais: meses após a morte de David Bowie, o mundo teve que assimilar as mortes de Prince em abril, um dos mais lendários músicos de todo o sempre, e de Leonard Cohen, cantor, compositor, poeta e escritor, em novembro.

Já em dezembro deste ano, o mundo assistiu à partida de George Michael, com 53 anos, no dia de Natal. Ele era um dos ícones da música pop e autor da música ‘Last Christmas’. Uns dias após, o mundo voltou novamente a entrar em choque com a morte da Princesa Leia, da saga original “Guerra das Estrelas”, interpretada por Carrie Fisher, com 60 anos. Mas o último mês de 2016 tinha mais uma partida na manga e apenas um dia depois da morte de Carrie, a sua mãe Debbie Reynolds, com 84 anos, morre devido a um acidente vascular cerebral.

A lista de celebridades internacionais ligada às artes que morreram este ano continua: Alan Rickman, conhecido por ser o ‘Professor Snape’ na saga Harry Potter; Gene Wilder, que interpretou ‘Willy Wonka’ no filme original; Umberto Eco e Harper Lee, ambos ligados à literatura. No entanto, o mundo do desporto também chorou quando o lendário Muhammad Ali faleceu, bem como o mundo da política internacional sentiu a morte de Fidel Castro, o tão controverso presidente de Cuba.

Em relação a Portugal, o ano de 2016 também não foi muito generoso. Artistas como Nicolau Breyner e Camilo de Oliveira partiram e a população portuguesa e o mundo do teatro e comédia não queriam acreditar.

A série ‘Bem-vindos a Beirais’ da estação pública portuguesa RTP1, durante este ano teve que lidar com uma aparente ‘maldição’: só durante este ano e, apesar do grande sucesso, quatro atores da série morreram. Em janeiro, José Boavida faleceu aos 51 anos. No mês de março, a série perdeu mais um ator, Jorge Sequerra, com 58 anos. Em novembro, Carlos Santos faleceu com 79 anos, depois de complicações num pós-operatório. E mais recente, em dezembro, a atriz Sónia Neves morreu vítima de uma doença prolongada com apenas 40 anos.

Como este ano não tem poupado as celebridades mais afamadas pelo público, já são muitos os que começam a temer pela saúde dos que ainda estão vivos, pelo que muitos fãs apelam à salvação das suas personalidades favoritas.

As atenções estão agora viradas para a atriz Maggie Smith, que completou esta semana 82 anos de idade. A atriz é conhecida por interpretar o papel da Professora Minerva McGonagall, na saga Harry Potter, e da icónica condessa Violet Crawley, na série ‘Downtown Abbey’.

Nas suas contas pessoais de Twitter, os fãs pedem a 2016 para não levarem Maggie Smith para longe, pelo que muitos já lançaram feitiços de longevidade a atriz britânica.

Um fã escreveu no Twitter a seguinte mensagem: “Querido 2016, não te atrevas a tocar na Maggie Smith. Por favor, mantém-te longe. Sinceramente, toda a gente”.

De igual forma, o site de notícias ‘The Rowling Library’, retweetou uma imagem da atriz com a palavra ‘Protego’ como descrição, o nome de um feitiço de proteção usado na saga Harry Potter.

No dia em que Carrie Fisher morreu, surgiu uma outra iniciativa por parte do norte-americano Demetrios Hrysikos, com o objetivo de angariar fundos para proteger Betty White, a sua atriz favorita.

“Help protect Betty White from 2016” é o nome da iniciativa, que pretende salvaguardar o bem-estar da atriz de 94 anos. Assim, se Betty concordar, Hrysikos oferece-se para “viajar até onde Betty White está e mantê-la segura até 1 de janeiro de 2017”.

Se pelo contrário a atriz recusar, Demetrios irá doar todos os fundos ao pequeno teatro de Spartanburg, uma cidade da Carolina do Sul e onde vive, para “ajudar a formar novas estrelas do teatro e do cinema”.

Esta campanha termina à meia noite de 1 de janeiro, que pretende reunir dez mil dólares, pelo que meio caminho já está feito, uma vez que já conseguiu reunir mais de seis mil dólares.

A adesão a esta campanha tem sido enorme, mas há uma outra celebridade mundial que anda a preocupar as pessoas: a Rainha Isabel II do Reino Unido, foi obrigada a faltar à Missa de Natal por motivos de doença, algo que nunca tinha acontecido nos últimos 30 anos.

Ficamos aqui então com um apelo a 2016, que em apenas 2 dias irá começar um novo e, esperemos, melhor ano, que não tire a vida a mais nenhuma celebridade. E você, que irá fazer para proteger a sua figura pública favorita?

Em destaque

Subir