TV

Animação goza com quem é viciado no smartphone

Todos conhecemos alguém de quem dizemos estar viciado no smartphone. Os dispositivos móveis vieram para ficar e alteraram os hábitos sociais, como Min Alxe demonstra nesta animação satírica.

O que começou por ser um objeto útil, que nos permite contactar com alguém sem estar dependente da linha fixa de um telefone, tornou-se para muita gente numa verdadeira doença.

Uma doença chamada nomofobia, que vem da expressão ‘no mobile phobia’, ou seja, o medo irracional de ficar sem o telemóvel.

Em Inglaterra, onde fui cunhado o termo, três em cada quatro jovens entre os 18 e os 24 anos sofre de nomofobia, de acordo com um estudo realizado pela empresa de segurança SecurEnvoy.

O mesmo estudo revelou que há cada vez mais pessoas que têm dois ou três aparelhos para terem a certeza de estarem sempre online.

Em muitos casos, são os smartphones que acabam por controlar a vida dos utilizadores, apesar dos dispositivos terem sido criados para facilitar a vida de quem os usa. Basta ver como, transporte público, há pessoas que passam toda a viagem ‘agarradas’ ao smartphone.

Nesta animação, Min Alxe satiriza com quem ‘vive’ não consegue largar o aparelho.

Embora os casos sejam levados ao extremo, quem é que não conhece uma pessoa que tenha passado por uma situação semelhante?

https://www.youtube.com/watch?v=PsH9wGB_Acs

Em destaque

Subir