Mundo

Angolano condena Marcelo: “Felicitou João Lourenço antes do processo eleitoral estar concluído”

Um dos mais mediáticos opositores ao regime de José Eduardo dos Santos criticou o Presidente de Portugal por… falar antes do tempo. “Marcelo Rebelo de Sousa deu os parabéns” a João Lourenço “antes que o processo eleitoral tivesse sido concluído”.

Rafael Marques, jornalista perseguido por revelar a corrupção e o caso dos diamantes de sangue, lembrou que há membros da própria Comissão Nacional Eleitoral (CNE) angolana a pôr em causa a veracidade dos resultados das eleições gerais, que consagram João Lourenço como próximo Presidente angolano.

“Isto foi péssimo”, acrescentou Rafael Marques: “Fica gravado na memória dos angolanos, que estão a pedir que os seus votos tenham valor. Vem um Presidente português dar legitimidade a um regime angolano quando os próprios angolanos que votaram (e até os que votaram no MPLA) ficaram chocados com a forma bruta como se anunciaram os resultados”.

Em Bruxelas, onde participou numa iniciativa promovida pela eurodeputada Ana Gomes, o jornalista e ativista angolano salientou que “não houve apuramento de votos em 14 das 18 províncias” do país.

“Sem esse apuramento, as eleições são roubadas”, insistiu Rafael Marques.

No dia 26 de agosto, a Presidência da República publicou uma mensagem, assinada por Marcelo, a felicitar “o Presidente eleito de Angola, João Lourenço”. No entanto, só ontem ao final da tarde é que a CNE oficializou a vitória do candidato do MPLA nas eleições gerais.

A UNITA já anunciou que vai impugnar os resultados, depois de ter somado 26,67 por cento dos votos, menos de metade dos 61 por cento alcançados pelo MPLA de João Lourenço (e José Eduardo dos Santos, o ainda Presidente de Angola).

Em destaque

Subir