Mundo

Angola: José Eduardo dos Santos não volta a candidatar-se à Presidência

Será de vez? José Eduardo dos Santos voltou a dizer que não será candidato à Presidência de Angola, mas desta feita terá indicado por escrito o nome do ‘herdeiro’.

O ‘eterno’ Presidente angolano já por diversas vezes anunciou o afastamento, mas depois voltava com a palavra atrás… e mantém-se no cargo há 37 anos.

Mas agora é que vai ser?

De acordo com o Expresso, José Eduardo dos Santos voltou a prometer que não seria o candidato do MPLA nas eleições de 2017, mas desta vez terá deixado por escrito o nome a quem espera deixar o ‘trono’.

Hoje, na reunião do Comité Central do MPLA, José Eduardo dos Santos deve anunciar como candidato presidencial João Lourenço, atual ministro da Defesa.

jose-eduardo-dos-santosNa Presidência desde 1979, ano em que faleceu Agostinho Neto, José Eduardo dos Santos tem vindo a registar níveis históricos (pela negativa) de popularidade e, com 74 anos, já não tem a saúde de antes.

“Desgastado como está, esta é, porventura, a melhor decisão que poderia tomar”, argumentou o ex-deputado angolano Jacques dos Santos, numa declaração ao Expresso.

Nas eleições do próximo ano, que deverão ocorrer por volta de setembro, o MPLA deverá ter como candidato João Lourenço, o antigo comissário das FAPLA (o braço armado do MPLA) e que chegou a ser secretário-geral do partido.

Em destaque

Subir