Nas Notícias

André Ventura: “Ciganos vivem quase exclusivamente de subsídios”

O candidato do PSD-CDS à Câmara Municipal de Loures, André Ventura, deu início a uma polémica, ao defender que “somos muito tolerantes com as minorias”, referindo-se à etnia cigana. O professor universitário insiste nessa tese. Em entrevista ao jornal i, afirma que “os ciganos vivem quase exclusivamente de subsídios do Estado”.

André Ventura está a ser acusado de xenofobia, mas o candidato de coligação entre PSD e CDS entende que os ciganos se transformaram em “minorias de privilégio” e que o Estado não consegue impor a lei por “medo da reação”.

“A etnia cigana, quer em Loures quer no resto do país, tem de interiorizar o manual do Estado de direito. E o Estado de direito não pode ter medo deles, independentemente das consequências”, diz, nesta entrevista.

O candidato à Câmara de Loures dá diversos exemplos de ilegalidades que se fazem acompanhar de impunidade.

“Eu tenho imensos relatos em Loures de situações em que são ocupados imóveis ilegalmente e a câmara nada faz para os tirar de lá. Porquê? Porque seria racismo e xenofobia. Mas não é racismo, é fazer cumprir a lei”, salienta.

“Há pessoas de etnia cigana que entram nos transportes, usam os transportes e nunca pagam, e ainda geram desacatos. Quem está a pagar isso somos todos nós”.

André Ventura rebate críticas de xenofobia, fala em igualdade e acusa alguma esquerda de se aproveitar destas declarações para retirar dividendos políticos.

“Nada tenho contra as pessoas de etnia cigana, isto tem a ver com um grupo que acha que está acima do Estado de direito. Eu, como candidato, tenho o dever de denunciá-lo, porque corremos o risco de uma guetização e isso é preocupante: são zonas do Estado em que a ideia de autopoder começa a funcionar. São zonas onde são eles que mandam e não entra polícia…”, assinala, nesta entrevista ao i.

As palavras de André Ventura levaram Francisco Mendes da Silva, dirigente do CDS, a manifestar repúdio, num texto no Facebook. Veja o post:

Não há praticamente nada que André Ventura diga que eu não considere profundamente errado, ligeiro, fruto da ignorância…

Publicado por Francisco Mendes da Silva em Domingo, 16 de Julho de 2017

Em destaque

Subir