Nas Notícias

André Ventura chamado ao Ministério Público, no caso dos ciganos, antes de ir a votos

André Ventura terá de explicar-se ao Ministério Público a propósito das polémicas declarações sobre a comunidade cigana. A audição, no âmbito do inquérito motivado pela queixa apresentada pelo Bloco de Esquerda, está marcada para 19 de setembro, 11 dias antes das eleições autárquicas.

Foi numa entrevista ao jornal I, em julho, que André Ventura traçou considerações sobre a comunidade cigana que muitos consideraram “racistas e xenófobas”, como aconteceu com o Bloco de Esquerda, que apresentou queixa formal, e até dentro do próprio PSD.

Após dizer que “os ciganos vivem quase exclusivamente de subsídios do Estado”, André Ventura tem referido por diversas vezes que não retira “uma vírgula” às polémicas afirmações.

“Eu tenho imensos relatos em Loures de situações em que são ocupados imóveis ilegalmente [por ciganos] e a câmara nada faz para os tirar de lá. Porquê? Porque seria racismo e xenofobia. Mas não é racismo, é fazer cumprir a lei”, afirmou André Ventura, nessa entrevista ao I, acrescentando outro exemplo: “Há pessoas de etnia cigana que entram nos transportes, usam os transportes e nunca pagam, e ainda geram desacatos. Quem está a pagar isso somos todos nós”.

Declarações polémicas que, porém, refletem a opinião da maioria dos portugueses, de acordo com uma sondagem da Aximage.

Para o Bloco de Esquerda, a opinião do candidato do PSD à Câmara de Loures configura os crimes de difamação e incitamento ao ódio.

“Não só difama as pessoas de etnia cigana, dizendo que estas são beneficiadas, como incita explicitamente à discriminação destas pessoas”, frisou o BE, ao formalizar a queixa.

Cabe agora ao Ministério Público pronunciar-se.

Em destaque

Subir