Nas Notícias

André Ventura absolvido no caso dos ‘ciganos’

André Ventura foi absolvido naquele que ficou conhecido como o caso dos ‘ciganos’, quando o antigo candidato à Câmara Municipal de Loures fez um conjunto de declarações sobre a comunidade cigana. No despacho, o Ministério Público (MP) diz até que as declarações de André Ventura contribuíram para o debate na sociedade portuguesa.

“Não podemos deixar de considerar que as suas declarações lançaram o debate sobre os portugueses e as comunidades que os constituem enquanto Povo, e a reflexão sobre as politicas que urgentemente se impõe tomar por forma a uma unívoca e integral inserção de todos os cidadãos, e mais concretamente da comunidade cigana, como é seguramente anseio de todos”, revela o MP.

No despacho de Arquivamento das queixas, citado pelo Correio da Manhã, o MP diz que “não estão preenchidos os requisitos do crime de discriminação racial”.

André Ventura já reagiu a este caso e disse que “hoje é um dia bom para a nossa justiça e para a qualidade da nossa democracia”.

“O Ministério Público, guardião da legalidade democrática, deixou claro que podemos falar das minorias e dos seus problemas sem ser rotulados de racistas ou xenófobos”, começou por explicar.

E prosseguiu: “As democracias mais avançadas do mundo já o fazem e não são menos livres e justas do que a nossa, bem pelo contrário. Quem perdeu foi toda a brigada do politicamente correto e os habituais polícias do pensamento que que insistem em levar o debate de ideias para a barra dos tribunais. Espero que mais nenhum candidato tenha que passar pelo que passei apenas por defender ideias políticas diferentes”, sublinhou.

Em entrevista ao jornal i, recorde-se (ver aqui), André Ventura afirmou que “os ciganos vivem quase exclusivamente de subsídios do Estado”.

As declarações causaram muita polémica e tiveram como resultado uma queixa nas instâncias judiciais, queixa que foi agora arquivada.

Em destaque

Subir