Mundo

Andaluzia proclama “independência virtual” com Algarve e Alentejo anexados

A promessa do início de outubro foi ontem cumprida. A Assembleia Nacional Andaluza formalizou ontem a declaração da constituição da “República Virtual da Andaluzia”, um país virtual que anexa duas regiões de Portugal: Algarve e Alentejo.

A iniciativa surge como uma demonstração do que seria uma República da Andaluzia ‘real’, um país federado constituído por seis estados: Alentejo, Algarve (ambos de Portugal), Baixo Guadalquivir, Alto Guadalquivir, Múrcia e Rife (sendo esta uma região de Marrocos).

“Hoje, 4 de dezembro, dia comemorativo da maior manifestação da história, quando os andaluzes se pronunciaram claramente pelo direito ao autogoverno, é constituída a República Virtual da Andaluzia”, anunciou o movimento Assembleia Nacional Andaluza.

“Este processo tem por objetivo mostrar ao povo andaluz, a partir da sociedade civil, como é possível solucionar todos os problemas e as carências de todo o tipo: cultura, conhecimento, educação, saúde, economia e emprego”, continua a declaração de independência virtual: “Vamos oferecer aos legisladores e ao governo andaluz alternativas, mediante sugestões, soluções e projetos de lei, para que sejam tidos em conta”.

Em outubro, o líder do movimento, Pedro Inácio Altamirano, justificava a escolha do dia 4 de dezembro: “Há precisamente 40 anos, mais de dois milhões e meio de andaluzes saíram à rua porque o Estado espanhol queria marginalizar a Andaluzia em relação a outros territórios que, sendo menos nação do que Andaluzia, iam ser premiados com um tratamento especial, como é o caso da Catalunha ou do País Basco”.

Em destaque

Subir