Nas Notícias

Amputações por causa da diabetes baixam mas ainda preocupam

Na data em que se assinala o ‘Dia Mundial da Diabetes’ (ver aqui) fica-se a saber que o número de amputações por causa do chamado ‘pé diabetico’ tem vindo a diminuir mas continua a preocupar.

Segundo os dados do programa nacional, a que o Público teve acesso, no ano passado fizeram-se 1037 amputações nos membros inferiores por causa da diabetes. São menos 600 amputações em relação a 2010.

Trata-se de uma “evolução francamente positiva”, diz a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal, que salienta ser útil “encontrar políticas mais eficazes”.

“Necessário continuar a investir na prevenção”

Na base da redução deste número está um “investimento na participação dos médicos e enfermeiros de família” no diagnóstico precoce desta questão, diz a coordenadora do programa, Cristina Valadas, que confessa que “é necessário continuar a investir na prevenção”.

José Manuel Boavida, da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reconhece o “enorme avanço” dos cuidados primários, mas deixa reparos à demora do Ministério da Saúde para criar uma “via verde” para o pé diabético.

Esta seria a “única maneira de reduzir o internamento, a estadia hospitalar e o número de amputações”, disse, em declarações reproduzidas pelo Público.

Em destaque

Subir