Crónicas

Amizades Perigosas

«O bom falcoeiro não lança à presa mais aves que as necessárias para caça-la.Não se faça da ostentação a norma,pois no dia seguinte não causará admiração.»

Baltasar Gracían

No final do seu mandato o presidente norte americano Barack Obama tomou medidas para punir a intromissão russa nas eleições americanas. Diplomatas russos foram convidados a sair. E enquanto nos Estados Unidos se trocam acusações, com o presidente eleito Trump a declarar que o que é preciso é seguir com a vida. Goste ou não essa questão irá pairar sobre a administração do presidente eleito. Garantido é que fragiliza a próxima administração norte americana interna e externamente. O presidente eleito Trump tem uma enorme desvantagem em relação ao presidente Putin, ter de lidar com a opinião pública e com todos os que não morrerão de desgosto se Trump tiver o mesmo destino de Nixon.

Será o presidente eleito Trump capaz de lidar com o presidente russo.

Embora as coisas agora parecem um « mar de rosas » entre Trump e Putin , é necessário lembrar que houve uma época em que se podia dizer que Rússia e União Europeia se estavam a aproximar e ninguém parecia acreditar que o presidente russo pudesse anexar a Crimeia, apesar dos muitos avisos da oposição russa.

E não custa acreditar que esta boa vontade do Kremlin para com Trump irá durar até, Moscovo decidir que essa boa vontade já não serve os interesses russos.

Putin cresceu na União Soviética e foi membro do KGB. O grande objetivo nunca escondido é recuperar o prestígio da Rússia. Se a oportunidade surgir de diminuir a influência no mundo dos Estados Unidos, conseguirá o presidente russo resistir à tentação?

Ao anunciar a disponibilidade dos russos, para negociar um cessar fogo na Síria, o presidente russo antecipa-se aos norte americanos, afinal uma administração está a sair e a outra a chegar ninguém vai ter tempo para reagir ás iniciativas russas.

A Rússia a moldar a política internacional, tal como Putin acredita ser a ordem natural das coisas.


Patrocinado

Newsletters PT Jornal

O que quer receber?

Mais partilhadas da semana

Subir
error: