Tecnologia

Amazon vende cabos Apple falsificados a passar por originais

acessorios_apple_falsificacaoA Amazon estará a vendar cabos para produtos Apple falsos a passar por ser originais. A acusação partiu da própria Apple e incide sobre o fornecedor dos respetivos cabos à Amazon, um dos maiores retalhistas do mundo no comércio eletrónico.

A Apple afirma que 90 por cento dos cabos e carregadores à venda na Amazon para os seus produtos são falsificados. É normal o consumidor procurar alternativas quando os produtos da marca são considerados caros. No entanto, as “alternativas” podem comprometer a segurança dos equipamentos.

Para chegar a esta conclusão, a Apple andou cerca de um ano a comprar acessórios na Amazon, com o intuito de atestar a sua proveniência.

A Apple alegou que 90 por cento dos cabos e carregadores não eram originais e, por isso, iria apresentar queixa contra este fornecedor da Amazon, a Mobile Star LLC, empresa que produzia os acessórios e os dava como sendo originais da Apple.

A queixa apresentada pela Apple incide na violação de patentes e no facto de este ato poder pôr em causa o nome da marca, uma vez que em caso de avariada provocada por um destes acessórios, seria sempre a Apple a dar a cara ao consumidor, e não a Mobile Star.

A Mobile Star ainda não se pronunciou. Por seu turno, a Amazon, mero vendedor, já afirmou que se preocupa com a qualidade dos produtos vendidos e que a parceria com a Mobile Star LLC deverá chegar ao fim.

“A empresa tem zero tolerância para com a venda de produtos falsificados no nosso site. Nós estamos trabalhando junto com empresas e marcas, e perseguindo os infratores de forma agressiva.”

O mais desconcertante, para a Amazon, é que estes produtos falsificados e testados pela Apple tinham o carimbo de recomendação da Amazon. Isto pode levar a que também a Amazon processe a Mobile Star.

Em destaque

Subir