Nas Notícias

Amanhã chega onda de calor e os termómetros vão disparar

calor_e_praia

A agência estatal de meteorologia espanhola prevê a chegada de uma onda de calor “excecional” que vai afetar toda a Península Ibérica. A partir da próxima sexta-feira, amanhã, os termómetros vão disparar e não será de admirar se as temperaturas atingirem os 40 graus.

Vem aí uma onda de calor “excecional”, avisa a AEMET, a agência estatal de meteorologia de Espanha.

Em relatório, citado pela agência EFE, a AEMET adianta que as temperaturas sentidas nestes últimos dias são passageiras, estando iminente uma onda de calor “excecional, mais pela sua duração do que pelas temperaturas extremas”.

“O novo episódio de calor será sentido mais concretamente a partir de domingo, dia 5 de julho, e estender-se-á por boa parte da próxima semana”, antecipa a AEMET.

Isto fará com que as temperaturas máximas venham a superar “muito provavelmente os 40 graus Celsius”, enquanto as mínimas também vão subir.

De acordo com o relatório, “também as temperaturas noturnas irão aumentar”, com os termómetros a baterem “entre os 20 e os 24 graus” durante as noites.

A previsão da agência espanhola não coincide com a da homóloga portuguesa. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) reconhece que as temperaturas devem subir, chegando a bater os 39 graus em algumas localidades no interior, mas recusa a expressão “onda de calor”.

“A partir de domingo podem registar-se valores entre os 37 e os 39 graus no interior, especialmente no Alentejo”, afirmou uma fonte do IPMA, citada sem identificação pela Lusa, frisando que não está prevista qualquer onda de calor “excecional”.

Ainda segundo as previsões do IPMA, as temperaturas só devem voltar a descer a partir de quinta-feira da próxima semana.

Em destaque

Subir