Cultura

‘Amália: As Vozes do Fado’: Disco tributo editado a 17 de julho

‘Amália: As Vozes do Fado’ é o disco que reúne Ana Moura, António Zambujo, Carminho, Camané, Gisela João, Ricardo Ribeiro e Celeste Rodrigues numa homenagem ímpar a Amália Rodrigues. O disco, que terá data de edição a 17 de julho, inclui ainda as participações excecionais de Bonga, Caetano Veloso, Mayra Andrade e Javier Limón.

Caetano Veloso canta com Carminho ‘Naufrágio’, Bonga aparece num dueto inesperado com Ana Moura em ‘Valentim’, com produção assinada por Branko dos Buraka Som Sistema, Mayra Andrade e António Zambujo cantam juntos ‘Lisboa Não Sejas Francesa’ e Javier Limón acentua as referências do flamengo no fado ‘Maria La Portuguesa’, cantado por Ricardo Ribeiro. Há ainda o dueto de Gisela João e Camané em ‘Meu Amor, Meu Amor’.

‘Amália: As Vozes do Fado’ partiu de um projeto proposto pela Universal Music França a Ruben Alves, autor do filma ‘A Gaiola Dourada’. A produção deste disco serviu como base de partida para um documentário sobre o Fado, assinado por Ruben Alves e Christophe Fonseca, com estreia prevista em televisão no final de 2015.

A este projeto, o realizador luso-francês chamou ainda Vhils (Alexandre Farto), o qual desenvolveu, pela primeira vez na sua carreira, um trabalho em calçada portuguesa e, com a ajuda dos calceteiros de Lisboa, desenhou a cara de Amália Rodrigues. Esta foi a imagem escolhida para a capa do disco e pode ser vista a partir de ontem na Rua de São Tomé, em Lisboa.

‘Amália: As Vozes do Fado’ terá edição em Portugal em dois formatos: a edição standard (física e digital) e a edição com livro de capa rija, esta em exclusivo na Fnac.Pré-venda disponível aqui.

O disco está ainda disponível em pré-venda no itunes, onde poderão ser ouvidos 90 segundos de cada uma das faixas. Teaser em baixo:

Em destaque

Subir