Nas Notícias

Álvaro Beleza será o próximo convidado do Clube dos Pensadores

O socialista Álvaro Beleza é o próximo convidado do Clube dos Pensadores, com o debate a realizar-se a 1 de junho (21h30), no Hotel Holiday Inn, em Vila Nova de Gaia.

O Clube dos Pensadores vai ter uma atividade muito intensa em junho, que arranca com o socialista Álvaro Beleza.

Médico, membro da Comissão Política e da Comissão Nacional do PS, Álvaro Beleza foi secretário nacional do PS com o pelouro da Saúde e é o rosto mais visível da oposição interna do PS.

Depois da saída de cena de António José Seguro, será interessante ouvir esta voz, a cinco meses das eleições legislativas e em que o PS de António Costa não descola nas sondagens da coligação.

Álvaro Beleza representa a ala de Seguro e fez um acordo com António Costa, em que houve uma  lista única ao congresso e um terço dos lugares para os seguristas. Este acordo foi feito com António Costa para que António Beleza não avançasse com uma moção estratégica no congresso.

Foi o ideólogo das eleições primárias no PS, sendo visto como um eventual agregador dos apoiantes do líder derrotado. Porém, não está disponível para criar qualquer tendência dentro do partido e defende uma estratégia de unidade, tendo como fito o debate de ideias e a reforma do sistema político.

As eleições estão à porta e é preciso começar a definir as listas de deputados.

Álvaro Beleza defende a realização de eleições primárias no PS para a escolha dos deputados para a Assembleia da República e, depois, para o candidato presidencial.

Todavia, António Costa afastou, perante a Comissão Nacional, a possibilidade de se realizarem primárias entre os socialistas para a escolha de candidatos a deputados, mas assegurou abertura no processo de formação das listas.

Clube suspende debates no período eleitoral

Segundo Joaquim Jorge, fundador do Clube dos Pensadores, os debates estarão suspensos nas vésperas das eleições legislativas. “Estaremos ‘offline’ em julho, agosto, setembro e outubro, a não ser uma qualquer oportunidade de ter presente um candidato presidencial”, refere, cumprindo-se o hábito de o clube sair de cena nestes períodos.

No entanto, o mês de junho será intenso. Começa no dia 1, com Álvaro Beleza , segue-se dia 9, com a presença de um membro do Governo, e, por fim, no dia 29 de junho com a presença de um candidato presidencial.

Em destaque

Subir