Bisturi

Álvaro Almeida: uma escolha inteligente!

Decorria o ano de 2001 e, para muitos portuenses e portugueses, o nome de Rui Rio era totalmente desconhecido. Foi candidato à Câmara Municipal do Porto, nesse mesmo ano, contra Fernando Gomes.

Para inúmeros velhos do Restelo e para a imprensa na época, a vitória de Fernando Gomes estava garantida. No entanto, foi Rui Rio, o “desconhecido”, candidato do PSD, o vencedor das autárquicas.

Isto tudo para dizer que me parece prematuro, imprudente e errado tecer o mesmo tipo de opinião face à candidatura de Álvaro Almeida à Câmara Municipal do Porto, nas autárquicas de 2017.

Tenho lido inúmeras críticas a esta decisão do PSD Porto que, honestamente, parece uma escolha bastante inteligente por inúmeras razões.

Álvaro Almeida, não sendo militante do PSD, concorre, assim, como independente nas mesmas condições que Rui Moreira podendo ampliar o eleitorado do PSD na cidade.

Por fim o factor que verdadeiramente mais me agrada nesta candidatura é o percurso académico e profissional de Álvaro Almeida.

Os cidadãos cada vez mais se sentem afastados da política por não se reverem nos seus actores.

Ora, se os actores da mesma forem “os nossos melhores cidadãos”, creio que temos reunidas as melhores condições para nos sentirmos previamente bem representados, com votos de esperança no trabalho dos “nossos melhores cidadãos”.

Um percurso que começa com uma licenciatura numa notável universidade pública como a Faculdade de Economia do Porto onde é Professor Associado, actualmente.

Doutorou-se na exigente London School of Economics and Political Science.

Presidiu a Entidade Reguladora de Saúde e foi economista entre 1997 e 2000 no FMI numa época em que o nome dessa instituição ainda não nos fazia “ subir a mostarda ao nariz”.

É certo que Álvaro Almeida é um desconhecido para muitos, mas também é certo que hoje em dia, através dos media e das redes sociais, basta um segundo e meio para nos tornarmos “conhecidos”, para não falar na devida campanha eleitoral que os candidatos fazem.

Será que a história de 2001 se irá repetir na Câmara Municipal do Porto?

Aguardemos, sem a vitória pré-anunciada, seja de quem for…


Vídeos em Destaque

Patrocinado

Newsletters PT Jornal

O que quer receber?

Mais partilhadas da semana

Subir