Nas Notícias

Alunos do 1.º ciclo estreiam prova de aferição em educação física por todo o país

Portugal será o primeiro país europeu a realizar provas de aferição em educação física, sendo por cerca de 90 mil alunos que frequentam o 2.º ano, no início do mês de maio. Este é um acontecimento nunca antes concretizado, que está a gerar entusiasmo entre os professores da disciplina.

“É a primeira vez, a nível europeu, que se faz uma prova nacional de Educação Física”, declarou Avelino Azevedo, presidente do Conselho Nacional de Associações de Professores e Profissionais de Educação Física, em declarações ao DN, acrescentando que “já se realizaram provas a nível de regiões, nomeadamente em França, mas nunca em todo um país”.

Serão mobilizados cerca de 4000 professores e para o exame das condições físico-motoras é necessário uma lista de material, que foi divulgada no site do Instituto de Avaliação Educativa (IAVE): bancos suecos, cordas de saltar, vários tipos de bolas, arcos, bastões, cones de sinalização, entre outros.

Manuel António Pereira e Filinto Lima, os presidentes das duas associações nacionais de diretores escolares, afirmaram que apesar de algumas escolas terem mais dificuldades, todas conseguirão organizar as provas de aferição, de acordo com o DN.

Os alunos do 2.º ano também irão realizar provas de aferição em Artes Visuais e Música.

Em destaque

Subir