Mundo

Aluno que tem síndrome de Down conclui curso com distinção

Chama-se Gabriel Nogueira e foi o primeiro aluno com síndrome de Down a concluir um curso na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), situada no Rio Grande do Sul, no Brasil. E o jovem garantiu o diploma com nota máxima.

Um estudante com 27 anos de idade terminou a graduação superior com nota máxima no trabalho de final de curso.

Gabriel Nogueira tem síndrome de Down, mas mais forte do que a doença é o talento e o desejo de chegar longe nos estudos, em particular na sua grande paixão: o teatro.

Este jovem brasileiro transformou-se no primeiro aluno com síndrome de Down a concluir um curso superior na UFPel.

No trabalho de final de curso, Gabriel conseguiu impressionar e garantiu nota máxima. O tema desse trabalho era uma representação da igualdade: ‘Oficina de Teatro Down: Todos Somos Capazes de Fazer Tudo’.

Segundo o site UOL, o estudante fez uma apresentação em vídeo, com a projeção de ‘Novos Caminhos’.

Depois, Gabriel representou, perante um júri de avaliação, um excerto de ‘Hamlet’, a obra do genial William Shakespeare. A história deste aluno tornou-se inspiradora e gerou reações de orgulho, quer nos familiares próximos, quer no corpo docente.

“Estou emocionado e feliz. Este trabalho vai ajudar outras pessoas”, desabafou Gabriel, que espera que o seu exemplo seja apenas um de muitos.

Joseane Almeida, mãe do aluno, destacou a capacidade do filho em “surpreender pela capacidade de superação”.

“Ele supera as suas limitações, quer chegar sempre mais longe e ter uma vida ativa. É um mérito do Gabriel e das pessoas que acreditaram nele. A universidade deu-lhe essa grande oportunidade e não estabeleceu limites, permitindo que ele seguisse em frente”, afirmou.

Já a professora Fabiane Tejada, membro da equipa que avaliou Gabriel, dâ ênfase às capacidades do jovem estudante na área das artes.

“O Gabriel apresenta as características fundamentais de um professor de teatro: tem sensibilidade, respeito, disciplina e capacidade de conviver em grupo. Será um ótimo professor”, afirmou a docente.

Gabriel terminou o curso com distinção e foi aplaudido pelos responsáveis pela avaliação. Palmas que representam o reconhecimento pela capacidade, o talento, a perseverança, mais fortes do que as limitações impostas pela síndrome de Down.

Em destaque

Subir