Nas Notícias

Alimentos demasiado tostados voltam a gerar alerta de cancro

Atenção. Alimentos tostados, processados ou cozinhados a altas temperaturas podem causar cancro. O alerta é dado pela Agência de Normas Alimentares do Reino Unido.

Este não se trata de um alerta novo, mas a instituição britânica voltou a trazer o tema para o centro das preocupações alimentares, defendendo que os alimentos tostados, processados ou cozinhados a grandes temperaturas podem ser causadores de cancro.

A Ordem dos Nutricionistas emitiu um comunicado, em 2014, onde cita a Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA), destacando o pão, as batatas fritas, algumas papas para bebé e o café como potenciadores de cancro. Isto devido às temperaturas elevadas necessárias para tostar o pão, torrar o café e fritar as batatas e que podem proporcionar o desenvolvimento de acrilamida.

A acrilamida é uma substância cancerígena que surge a partir da água, açúcares e dos aminoácidos quando a confeção do alimento é feita acima dos 120 graus. Em 2015, a EFSA voltava a emitir um alerta devido a acrilamida nos alimentos ser uma “preocupação para a saúde pública” porque existem provas científicas do impacto que esta tem no ADN e no aparecimento do cancro.

O risco de cancro ainda não foi comprovado em humanos pela Cancer Research UK, como informa a BBC, mas a imprensa britânica foca o alerta por parte do organismo que regula a qualidade dos alimentos.

É pedido às pessoas que fritem as batatas até que fiquem com uma cor dourada. O pão pode ser torrada, desde que não fique queimado. O organismo também salienta a possível presença de acrilamida em cereais. As bases de pizza pré-confecionadas são também um alimento a ter em atenção.

O ‘The Independent’ destaca que assar ou fritar batata, batata-doce, beterraba, nabo, deve ser feito a uma temperatura controlada, até que o alimento fique cozinhado e não tostado.

Em destaque

Subir