Nas Notícias

Alerta do FMI: Envelhecimento em Portugal é “séria ameaça” ao equilíbrio das contas

Idosos_Namoro_900Um aviso do Fundo Monetário Internacional (FMI) para o envelhecimento da população portuguesa. A despesa pública pode aumentar cerca de sete pontos percentuais e colocar em risco a sustentabilidade da dívida. Até 2100, Portugal vai perder um quarto da população.

O FMI lançou nesta quinta-feira um alerta para os efeitos do envelhecimento da população portuguesa, que vai afetar as finanças públicas e a sustentabilidade da dívida.

Num relatório, antecipa-se um “declínio” da população, fenómeno que constitui “uma séria ameaça às finanças” de Portugal.

Perante este quadro, a despesa relacionada com o envelhecimento “aumentaria mais de sete pontos percentuais do Produto Interno Bruto (PIB) e a dívida pública tornar-se-ia insustentável”, revela o FMI, naquele relatório sobre os efeitos da demografia nas contas públicas.

O documento agora tornado público resulta de uma análise feita em junho, no âmbito de um acompanhamento a Portugal, no pós-troika.

Tem em consideração as projeções da Organização das Nações Unidas (ONU), segundo as quais Portugal irá perder 29 por cento da sua população, entre 2015 e 2100.

É um valor três vezes mais elevado do que a média da Zona Euro, que se fica pelos nove pontos percentuais.

Em destaque

Subir