Mundo

Alemanha muda o discurso em relação aos refugiados: “Desagradecidos”

A Alemanha está mudar o discurso em relação aos refugiados. O discurso foi revisto. Agora, em vez de boas-vindas a Alemanha mostra-se mais cautelosa na forma como acolhe os refugiados.

Sigmar Gabriel, o vice-Chanceler alemão, revelou, numa entrevista concedida à Der Spiegel que “o país está a chegar ao limite da sua capacidade de acolhimento”.

Um dia antes da entrevista concedida por Sigmar, já Thomas de Maiziére, ministro do interior, tinha causado polémica ao dizer que alguns refugiados estão a ser ‘desagradecidos’.

“Até ao verão, os refugiados mostravam-se agradecidos por serem acolhidos neste país, perguntavam pela polícia e pelas autoridades e pelo seu destino final. Agora muitos refugiados pensam que podem decidir por si próprios, abandonam centros, apanham um táxi e utilizam o dinheiro para viajar centenas de quilómetros ao longo da Alemanha, protestam contra as instalações ou porque não gostam da comida”, afirmou o ministro durante uma entrevista à televisão pública alemã.

Esta mudança de discurso por parte da Alemanha vai de encontro a uma sondagem publicada ontem, na qual 51 por cento dos alemães afirmaram ‘ter medo dos refugiados’. Berlim, ainda assim, deverá acolher cerca de mais 800 mil refugiados.

Esta mudança de atitude por parte da Alemanha vai, também, de encontro ao receio de alguns europeus que também acolhem refugiados. Em causa está o medo de os mesmo não se adaptarem às regras de cada país e entrarem em confronto com as mesmas.

 

Em destaque

Subir