Mundo

Alemanha: Escolas recorrem a coletes de areia para combater hiperatividade

As escolas alemãs tentam combater a hiperatividade e o mau comportamento com recursos a coletes de areia que pesam entre 1,2 e seis quilogramas obrigando, assim, as crianças a manterem-se sentadas no mesmo sítio.

Esta prática, explica o The Guardian, surge para combater uma perturbação do neurodesenvolvimento vincada por problemas como a desatenção, hiperatividade e impulsividade.

De forma a combater o crescente número de diagnósticos deste perturbação, intitulada de ‘Peturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção’, algumas escolas alemãs, entre as quais a do distrito de Harburg, em Hamburgo, decidiu adotar a técnica dos coletes de areia.

“As crianças adoram usar os coletes e ninguém é forçado a usar contra sua vontade”, explicou Gerhild de Wall, representante da escola.

“Os coletes ajudam-nas a ter um melhor sentido de si próprias, e isso, por sua vez, ajuda-as a concentrarem-se”, afirmou ao The Guardian.

De acordo com os defensores desta prática, os coletes representam uma abordagem menos agressiva que o uso de alguns medicamentos para o tratamento desta perturbação, nomeadamente o uso de Ritalina.

Há contudo quem critique esta nova ‘técnica’, alertando para o risco de estigmatização e estabelecendo semelhanças entre os coletes de forças utilizados em hospitais psiquiátricos.

A verdade é que segundo o funcionário da escola Grumbrechtstrasse, em Hamburgo, garante que os “alunos gostam de os usar”.

“Os alunos saltam a cada oportunidade de os usar. Nós garantimos que as crianças que não precisam deles também os vestem, o que ajuda a evitar que haja um estigma associado ao seu uso”, sublinha.

Em destaque

Subir