Motores

Alejandro Martins ganha Baja do Pinhal

Ricardo Porém e João Ramos eram os favoritos à vitória na Baja TT do Pinhal, terceira prova do Campeonato Nacional de Todo-o-terreno, por via dos triunfos conseguidos nos eventos anteriores, em Loulé e Reguengos de Monsaraz. Só que tanto o piloto de Leiria como o de Gaia ficaram pelo caminho e Alejandro Martins aproveitou para garantir o seu primeiro triunfo.

Depois de um duelo no prólogo de sexta-feira, Ramos e Porém continuaram a sua luta, com o piloto da Toyota Hilux a tomar a dianteira no começo do primeiro setor.

Mas João Ramos veio a sair de estrada e perder quase 50 minutos, enquanto Alejandro Martins se impunha no primeiro setor e Ricardo Porém abandonava, a contas com problemas na transmissão da Ford Ranger da South Racing. Que teve de ser retirada do percurso para que o futuro vencedor pudesse prosseguir em prova.

Alejandro Martins conseguiria recuperar desse tempo perdido para regressar ao comando e impor-se diante de Nuno Madeira, no KIA Sportage, e de Henrique Silva, aos comandos de um Mini Cattiva. Um top cinco completado por Alexandre Franco, no BMW Proto Evo XI, e Pedro Dias da Silva, no Mazda Proto com que se impôs no Desafio Mazda Total.

“Fizemos uma excelente prova e penso que a vitória é merecida. Este segundo dia foi muito complicado devido ao calor mas acabámos por conseguir chegar ao final da manhã com uma margem confortável que nos permitiu gerir o tempo no último sector seletivo. Esta primeira vitória é muito positiva porque nos deixa numa boa posição para continuar a lutar pelo título. Em Idanha-a-Nova acredito que posso chegar à vitória, mas um pódio já seria um resultado muito positivo”, afirmou Alejandro Martins no final da prova.

Classificação final

1º Alejandro Martins/José Marques (Toyota) 5h35m49s
2º Nuno Madeira/Miguel Costa (KIA) + 7m25s
3º Henrique Silva/Rui Gomes (Mini) + 8m21s
4º Alexandre Franco/Rui Franco (BMW) + 11m56s
5º Pedro Dias da Siva/José Janela (Mazda) + 34m08s

Em destaque

Subir