Nas Notícias

Água com sangue transborda para ruas de Famalicão

O retorno e transbordo do saneamento deixa a Rua do Souto de Fora, em Famalicão, com água “com cheiro a sangue e a podre”. Os moradores culpam uma empresa, a autarquia acusa… os moradores.

A situação está identificada: há episódios de “retorno e transbordo” da água do saneamento, provocados pelo”entupimento de canais”, que deixam a citada rua com “água com sangue de animal”.

António Rodrigues, um dos moradores que se queixa do problema, acredita que esta água “com cheiro a sangue e a podre” provém de uma empresa de carnes situada na freguesia de Gavião. Mas o vereador do Ambiente assegura que essa empresa “funciona dentro das regras”.

Pedro Sena, que prestou declarações à Lusa, refere que o ” entupimento de canais” se deve ao “mau uso da rede de saneamento doméstico”.

“Pode haver vários motivos”, argumentou: “Mas há muito mau uso da rede. Encontram-se fraldas, toalhitas, pensos higiénicos, até pedras ou tábuas, coisas que as pessoas insistem em atirar para a rede, que se amontoam e levam ao entupimento”.

“Não é uma situação agradável, como não é qualquer entupimento, embora este como terá sangue seja mais chocante a nível visual”, continuou o autarca: “A situação mal foi detetada foi corrigida, em menos de uma hora já estava tudo normalizado”.

“Em alguns sítios a rede de saneamento é mista”, ou seja, de uso doméstico e de uso industrial”, acrescentou Pedro Sena: “Sendo esse o caso, é por isso que é possível que os efluentes daquela empresa acabem misturados com o retorno e transbordo da rede doméstica”.

As garantias não tranquilizaram os moradores, que encaram esta “água de sangue” como um problema de saúde pública.

“Há que ter bom senso e cuidado no uso da rede de saneamento”, apelou o vereador: “É preciso ter cuidado com os resíduos que se deitam para a rede para se evitar situações como esta”.

Em destaque

Subir