Insólito

Água cor-de-rosa para os habitantes de uma cidade canadiana

Os cerca de mil habitantes da cidade canadiana de Onoway, na província de Alberta, ficaram chocados quando repararam que a água estava a sair cor-de-rosa das torneiras, entre segunda e terça-feira. No entanto, tudo não passou de um erro na estação de tratamento de águas da cidade.

A imprensa local conta que os habitantes perante tal situação começaram a partilhar imagens e vídeos do incidente nas redes sociais exigindo explicações.

“A minha água está estragada. Agradeço ao município de Onoway”, publicou no Facebook Trevor Winfield.

My water is broken. Thanks town of Onoway

Publicado por Trevor Winfield em Segunda-feira, 6 de Março de 2017

Dale Krasnow, presidente da Câmara de Onoway, emitiu um comunicado a explicar que a cor da água tornou-se cor-de-rosa devido a um “infeliz efeito de um produto químico utilizado no tratamento das águas”, nomeadamente o permanganato de potássio, que é usado para eliminar o ferro e o sulfeto de hidrogénio da água. No comunicado, o presidente ainda acrescentou que a substância invadiu o sistema de distribuição por causa do mau funcionamento de uma válvula no reservatório de água.

A anomalia já foi controlada no entretanto e Krasnow garantiu que a substância não apresenta riscos para a saúde pública, admitindo que o município “deveria ter feito um trabalho melhor na comunicação do sucedido”.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o permanganato de potássio pode causar irritação na pele. No entanto, ainda não existem relatos de efeitos secundários nos habitantes da localidade.

Em destaque

Subir