Nas Notícias

Agricultores com maiores prejuízos devem receber apoios em fevereiro

O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos, afirmou este sábado que os agricultores que sofreram prejuízos mais elevados nos incêndios de 2017 devem começar a receber apoios relativos às candidaturas em fevereiro.

Na sessão comemorativa do 120.º aniversário da restauração definitiva do concelho de Vila Nova de Poiares, distrito de Coimbra, Capoulas Santos disse que 44 municípios foram afetados pelos incêndios do ano passado e que mais de 23 mil agricultores sofreram prejuízos.

“Estão a ser analisadas as candidaturas, são candidaturas que, pelo seu montante, até 400 mil euros, têm maior complexidade, mas penso que até final deste mês, meados de fevereiro, haverá condições de ter essas candidaturas aprovadas e começar a pagar. A partir desse momento [da aprovação] são pagas contra os comprovativos de despesa”, explicou, em declarações à agência Lusa.

Segundo o ministro, o conjunto de apoios pagos até há uns dias ultrapassa os 55 milhões de euros, concretamente para quem sofreu prejuízos inferiores a 5000 euros.

Para os agricultores que apresentaram prejuízos entre os 5000 e 400 mil euros serão necessários 49 milhões de euros, afirmou Capoulas Santos.

“Os incêndios de outubro significam a multiplicação por dez da tragédia de Pedrógão”, frisou.

Capoulas Santos aproveitou ainda a ocasião para agradecer a disponiblidade do município de Vila Nova de Poiares em receber uma das cinco plataformas logísticas de apoio à alimentação de animais, na sequência dos incêndios de outubro.

Em destaque

Subir