Nas Notícias

“Agora jogo pela minha filha”: A história inspiradora de Harry Arter

Harry Arter com o seu treinador Eddie HoweMédio irlandês perdeu a filha dias antes de defrontar o Manchester United. Discursou no balneário para os colegas e ganharam o jogo.

A loucura do futebol faz-nos descer à terra quando a tragédia ultrapassa qualquer clubite aguda.

12 de dezembro de 2015. Esta é a história inspiradora de Harry Arter.

Faltavam poucos minutos para o início do jogo entre o Bournemouth e o Manchester United.

O facto de estarem pela primeira vez na Premier League e irem defrontar os Red Devils em casa já chegava para dar motivação aos jogadores. Mas naquele dia algo motivou mais.

Harry Arter, médio irlandês de 26 anos, perdeu a sua filha apenas dois dias antes desse encontro. O coração de Renee parou ainda dentro da barriga da mãe, Rachel, noiva de Arter.

Mesmo assim, Arter quis participar no jogo.

Habitualmente era sempre o mesmo jogador a fazer o discurso no balneário. Nesse dia, coube a Harry Arter a terrível tarefa, que com um enorme esforço lá conseguiu:

“Ouçam. Percebi recentemente que a vida pode ser muito curta. O que aconteceu comigo e com a minha bebé pode acontecer a qualquer um nesta equipa, por isso esforcem-se ao máximo e deem tudo dentro do campo, pois estes momentos não vão durar para sempre. A vida pode acabar num segundo”. Foram estas as palavras ditas por Harry Arter, segundo revela o próprio emocionado numa entrevista ao The Guardian.

O Bournemouth entrou em campo pouco depois e derrotou o Manchester United por 2-1.

Uma das imagens que fica do jogo é a de Harry Arter, com lágrimas dos olhos, a ser abraçado junto à linha lateral pelo seu treinador Eddie Howe, como se de um pai se tratasse.

harry_arter_2

“Ainda hoje não sei muito bem como consegui jogar”, afirma Arter na mesma entrevista.

“Durante esse fim de semana devo ter recebido 3000 mensagens, e juro que as li todas. Recebi de todas as partes do mundo”, acrescenta.

“Quando recebemos a notícia na quarta-feira foi a pior noite das nossas vidas. Até hoje não sei como é que a Rachel conseguiu lidar com a situação. Ela ficou no hospital toda a noite e sabia que tinha de dar à luz naturalmente, mesmo sabendo que a nossa filha estava morta”, conta.

A tragédia está longe de ser esquecida. Contudo, Harry Arter tem uma nova missão:

“Agora jogo pela minha filha”.

harry_arter_3

Histórias da Bola é uma rubrica PT Jornal onde são contadas as mais incríveis e fascinantes histórias do mundo do futebol. Veja outras aqui.

Em destaque

Subir