Mundo

Aeroportos de Moçambique atingiu 40 MEuro em volume de negócios em 2017

A empresa Aeroportos de Moçambique (ADM) alcançou, em 2017, um volume de negócios de 2,8 mil milhões de meticais (40 milhões de euros), anunciou hoje o presidente do Conselho de Administração da instituição.

“Este valor representa um crescimento de 2 por cento comparado com os resultados de 2016”, afirmou Emanuel Chave, falando durante a reunião de balanço das atividades de 2017 que juntou hoje em Maputo quadros e parceiros da instituição.

Apesar dos bons resultados, observou o presidente do Conselho de Administração da empresa, os aeroportos moçambicanos registaram, em 2017, um decréscimo no que respeita à procura em 6,3 por cento face ao ano anterior.

“O movimento das aeronaves teve um decréscimo de 12,6 por cento comparado com o ano anterior e na componente de manuseamento de carga houve um cumprimento do plano em 97,3 por cento, mas um decréscimo de 4 por cento quando comparado com o ano anterior”, acrescentou Emanuel Chave, que não abordou a questão da dívida da empresa.

Em abril, a organização da sociedade civil Centro de Integridade Pública (CIP) alertou para a dívida acumulada da ADM, considerando que a empresa precisa de reformas profundas.

“A análise das atividades e fluxos financeiros da ADM leva à conclusão que, neste momento, em Moçambique, não existem recursos necessários para que esta empresa possa seguir operando sem reformas profundas”, referiu o CIP, numa nota de análise consultada na altura pela Lusa

Em 2016, o mais recente exercício analisado pelo CIP, o prejuízo da ADM aumentou 3.000 milhões de meticais (43 milhões de euros), registados em 2015, para 7.700 milhões de meticais (111 milhões de euros).

Em destaque

Subir