Nas Notícias

ADSE paga preços “absolutamente escandalosos”, avisa Ordem dos Médicos

O bastonário da Ordem dos Médicos vem a público criticar os preços praticados pelo subsistema de saúde dos funcionários públicos. Miguel Guimarães vai mesmo ao ponto de revelar que a ADSE paga preços que este classifica como “absolutamente escandalosos”.

E os reparos não se ficam por aqui, dizendo que os preços que são pagos “muitas vezes não chegam” para o que é gasto em material.

“Os preços que a ADSE tem praticado são absolutamente escandalosos. Existem alguns atos médicos, como as biopsias da próstata, endoscopias urológicas, entre outros, em que a remuneração paga pela ADSE nem sequer serve para cobrir as despesas do material que é utilizado para os exames”, afirmou o bastonário Miguel Guimarães, em declarações à agência Lusa.

Com as novas tabelas da ADSE, a Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP) já veio avisar que os privados de saúde podem deixar de atender beneficiários deste sistema.

“As novas tabelas podem colocar em causa a qualidade e acesso dos serviços prestados aos beneficiários e traduzem-se em perdas incomportáveis para os prestadores privados”, avisam, de acordo com uma carta enviada aos ministros da Saúde e das Finanças, a que Expresso e Público tiveram acesso.

Agora é a voz do bastonário da Ordem dos Médicos se fazer ouvir sobre este tema.

Com as novas tabelas, o Governo espera que a ADSE possa poupar cerca de 30 milhões de euros anuais.

Em destaque

Subir