TV

Adolescente julgado por ter fotos de menor nu. A vítima é ele mesmo

Um adolescente está a ser julgado como adulto por ter no telemóvel fotos de um menor nu. Nas imagens aparece o próprio Cormega Copening. Como a namorada é da mesma idade, pode praticar atos sexuais com ela, mas a lei impede-o de ter fotos dele mesmo se estiver nu.

Um adolescente de 17 anos está no centro de um caso judicial já classificado como kafkiano: está a ser julgado como adulto por ter enviado fotos dele mesmo, nu, à namorada, que tinha a mesma idade à data dos factos.

O caso começou há cerca de um ano, quando Cormega Copening e a namorada resolveram apimentar o namoro com conversas de cariz sexual através do telemóvel (o famoso ‘sexting’), que incluíram alguns retratos de ambos nus.

Sem que nenhum dos jovens amantes tenha partilhado as imagens, a verdade é que estas chegaram ao conhecimento da polícia, que deteve Cormega Copening. O adolescente, que tinha 17 anos, foi então indiciado da prática de exploração sexual de menores (ele mesmo e a namorada), num julgamento que iria enfrentar como adulto (aos 17 anos).

Segundo a ABC, a namorada (não identificada) também vai responder em tribunal, mas não são conhecidas as acusações nem se será julgada como adulta. Quanto ao ‘quarterback’ da escola, se for condenado, pode ser sentenciado a uma pena de prisão até dez anos e terá o nome incluído no registo de atacantes sexuais.

Os especialistas em questões jurídicas não conseguem explicar à imprensa como é que um casal de namorados, na descoberta do amor e dos prazeres sexuais, está a incorrer num crime de “exploração” sexual.

O caso de Cormega Copening é tão kafkiano que acabam por ser mais as dúvidas do que as respostas. Um exemplo? A própria identificação do adolescente, uma vez que a imprensa norte-americana segue a regra de não identificar as vítimas quando são menores de idade, sendo que neste caso a vítima é o próprio Cormega Copening…

As autoridades estão ainda a ser criticadas pela falta de sensibilidade para com a idade dos dois ‘criminosos’: afinal, se os factos tivessem ocorrido apenas uns meses mais tarde, já ambos teriam 18 anos e não haveria qualquer problema.

Em destaque

Subir