Desporto

O adeus a João Havelange, antigo atleta olímpico que dedicou a vida ao desporto

O antigo presidente da FIFA, João Havelange, morreu nesta terça-feira, no Rio de Janeiro, aos 100 anos de uma vida dedicada ao desporto. Depois de sucessivos internamentos, por problemas de saúde que enfrentava, Havelange despede-se numa altura em que o Brasil acolhe a maior das competições desportivas.

O antigo atleta olímpico e antigo presidente da FIFA tinha sido convidado para a cerimónia de abertura dos Jogos, mas não pôde estar presente, em virtude do débil estado de saúde.

Nesta terça-feira, e com um século de uma vida dedicada ao desporto, morreu, no Rio de Janeiro, após sucessivos internamentos. Estava em casa, depois de recuperar de uma pneumonia, mas apresentava-se muito debilitado.

João Havelange foi um atleta olímpico brasileiro, que participou nos Jogos de Berlim, na natação, em 1936. Também fez parte da seleção olímpica do seu país nas olimpíadas de Helsínquia e assegurou uma medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de 1955.

Ao longo de 24 anos, Havelange esteve na presidência da FIFA, num longo ‘reinado’ que marca o seu percurso no mundo do desporto.

Como dirigente fora do futebol, foi presidente da Federação Paulista de Natação e vice-presidente da Confederação Brasileira de Desportos. Morre a 16 de agosto, numa altura em que o seu país acolhe os Jogos Olímpicos.

Em destaque

Subir