Desporto

Adepto anónimo salva campeão olímpico do cancro

Mack Horton ganhou o ouro nos Jogos Olímpicos, mas agora saboreia uma vitória maior: derrotou o cancro, graças a uma mensagem que recebeu de um adepto desconhecido.

O jovem australiano foi uma das sensações do Rio de Janeiro, ao vencer a prova de 400 metros livres, mas na alegria dos festejos denunciou um sinal de perigo.

Um adepto mais atento que via Mack Horton pela televisão reparou que o nadador tinha um sinal estranho no peito. De seguida, esse adepto enviou um email à equipa médica da seleção australiana de natação.

O caso foi contado pelo próprio Mack Horton no Instagram, com uma foto em que surge com um curativo no peito: “Um bem-haja à pessoa que contactou os médicos da equipa de natação para que eu visse este sinal. Boa decisão. Muito boa decisão”.

O sinal em causa era um indício de cancro, como os exames posteriores vieram a comprovar. E o nadador submeteu-se a uma cirurgia, num hospital de Melbourne (Austrália), para resolver o problema ainda numa fase inicial.

A Austrália é um dos países com uma das mais altas taxas de cancro da pele e as estatísticas são dramáticas: cerca de 66 por cento da população terá tido um diagnóstico de cancro da pele quando chegar aos 70 anos.

Por ano, esta doença mata cerca de 2000 australianos.

Em destaque

Subir