Mundo

Açúcar produz “efeitos similares ao consumo de cocaína”, diz estudo

Um estudo, publicado pelo Jornal Britânico de Medicina Desportiva, afirma que o açúcar pode ser tão viciante quanto as drogas ilegais, como a cocaína, e que o seu consumo tem os mesmos efeitos que o da droga – alteração de humor através da capacidade de induzir o cérebro num estado de “recompensa e prazer”.

A tentação ao açúcar é um prazer que se torna difícil de resistir para muitas pessoas mas, segundo um estudo recente, esse açúcar tem propriedades que o podem tornar um vício.

Os cientistas por detrás deste estudo, publicado pelo Jornal Britânico de Medicina Desportiva, afirmam que o açúcar pode ser tão viciante como a cocaína, com todos os sintomas de abstinência que a acompanham.

De acordo com este estudo, que foi levado a cabo em animais, existe uma sobreposição significativa entre o consumo de açúcares e fármacos, nomeadamente em efeitos de atração, desejo, tolerância, abstinência, sensibilidade e recompensa.

A investigação mostra ainda que o açúcar pode atuar como uma porta de entrada para o álcool e outras substâncias aditivas e que, tal como a cocaína e o ópio, é um composto refinado das plantas que produzem cristais brancos puros – um processo que, segundo os cientistas, lhe “acrescenta significativamente propriedades aditivas”.

“O consumo de açúcar produz efeitos semelhantes aos da cocaína, como a alteração de humor ou, possivelmente, a capacidade de induzir recompensa e prazer, levando à procura de açúcar”.

Há, no entanto, quem considere essa comparação como absurda.

Tom Sanders, professor de nutrição e dietética no King’s College, em Londres, explicou ao The Guardian que colocar as propriedades aditivas do açúcar ao nível das da cocaína é “absurdo”.

“Embora seja verdade que um gosto por coisas doces pode ser a formação de hábitos não é aditivo como cocaína. Os indivíduos não recebem sintomas de abstinência quando reduzem a ingestão de açúcar”.

 

 

Em destaque

Subir