Nas Notícias

Açores no caminho da tempestade Ophelia

A tempestade tropical Ophelia está a caminho dos Açores, onde deve chegar no sábado. O aviso partiu do Centro de Previsão e Vigilância Meteorológica dos Açores do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Através do Facebook da delegação regional dos Açores, o organismo adiantou que o centro da Ophelia  “localizava-se a 1260 quilómetros a oeste/sudoeste”do arquipélago pelas 03h00 locais (mais uma hora em Portugal continental), com o vento a aumentar de intensidade.

“Pela avaliação dos resultados dos diferentes modelos meteorológicos, existe uma probabilidade de entre cinco e dez por cento das ilhas do grupo central (Faial, Pico, São Jorge, Graciosa e Terceira) e de 15 a 20 por cento das ilhas do grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) começarem a sentir efeitos da tempestade a partir de sábado”, revelou o IPMA.

Já o grupo ocidental, formado pelas ilhas do Corvo e das Flores, tem uma probabilidade de ser atingido “inferior a cinco por cento”.

“O ciclone Ophelia está a deslocar-se para nordeste a 11 quilómetros por hora e espera-se que continue a intensificar-se nas próximas horas, atingindo a categoria de furacão na quarta-feira”, antecipou o IPMA.

Na última medição, a tempestade tropical apresentava vento médio de 85 quilómetros por hora, embora com rajadas a rondar os 100 quilómetros por hora.

“O ciclone deverá deslocar-se para sudeste” ao longo do dia de hoje, “pelo que deverá permanecer a sul da região nos próximos dias”.

A partir de quinta-feira, ao final do dia, “prevê-se que a tempestade comece a deslocar-se lentamente para nordeste, aproximando-se assim do arquipélago” dos Açores, onde os efeitos devem ser sentidos a partir de sábado.

Em destaque

Subir