TV

Acordou o vulcão mais alto da Europa, o Etna

O Etna entrou em erupção e acordou mal-disposto. Na internet circulam já vários registos da mais violenta erupção das últimas duas décadas.

Após dois anos a fazer ‘uma sesta’, o Etna acordou e com violência, ontem à noite, sacudindo a ilha de Sicília, na Itália.

Aquele que é o mais alto vulcão da Europa, localizado no Monte Etna, teve um acordar súbito: foi de repente e muito violento.

Há quase duas décadas que o Etna não demonstrava tamanha força, segundo o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia de Itália.

A fonte de lava, de acordo com o Science Alert, atingiu mais de um quilómetro, com a coluna de fumo a atingir com facilidade os três quilómetros de altitude.

A lava chegou tão alto que permitiu a formação de uma ‘tempestade suja’, o fenómeno atmosférico em que as cinzas se transformam em trovões, devido à eletricidade estática que produzem durante os violentos contactos.

Por cerca de uma hora, o vulcão ‘rugiu’ de tal forma que até se viu do Espaço, obrigando as autoridades a encerrar o aeroporto de Sicília. Algumas vilas foram também evacuadas.

Apesar da bela violência da erupção, como se pode ver nas imagens e vídeos que já estão a circular na internet, não há registo de feridos nem de grandes danos materiais.

https://www.youtube.com/watch?v=DkaK1tVykOk

 

Em destaque

Subir