País

Acordo das 35 horas: Governo promete abranger os enfermeiros todos

enfermeiros

Os enfermeiros abrangidos pelo acordo da função pública vão ter uma carga de 35 horas semanais e os enfermeiros com contrato privado… também. A promessa é do Governo, que pretende a mesma carga horária para “todos” os enfermeiros, já a partir de 1 de julho.

O facto de um enfermeiro ter um horário diferente mediante o vínculo – funcionário público ou contrato privado – era uma das grandes dúvidas que subsistiam sobre a implementação, já a partir de 1 de julho, do regime de 35 horas semanais.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, as 35 horas são para abranger “todos” os enfermeiros, como terão confirmado os Ministérios da Saúde e das Finanças.

“As 35 horas são para aplicar a todos os enfermeiros e ao mesmo tempo”, frisou José Carlos Martins, em declarações ao Negócios, após uma reunião que “correu bem” com responsáveis dos dois Ministérios.

Como o regime é “para ser aplicado a 1 de julho e a todos”, torna-se urgente que “as instituições promovam os processos de recrutamento”, alertou o presidente do sindicato, que apresentou à tutela “uma proposta no sentido que os hospitais abram bolsas de recrutamento e comecem a seriar enfermeiros com vista a serem chamados esses enfermeiros a 1 de julho”.

Em destaque

Subir