Nas Notícias

Acidente deixa três toneladas de fuelóleo em praia de Peniche

Um acidente no sistema de abastecimento de uma empresa provocou um derrame de fuelóleo. Pelo menos três toneladas foram parar ao mar e ao areal da Praia do Abalo, em Peniche. Os trabalhos de limpeza ficaram concluídos na manhã de hoje.

“A escorrência de hidrocarbonatos foi detetada cerca das 13h00 de ontem junto à praia do Abalo, mas conseguimos identificar a fonte e foi estancada cerca das 14h00”, adiantou o comandante do Porto de Peniche, Marcos Augusto, em declarações à agência Lusa.

O derrame teve origem numa rutura no abastecimento de uma caldeira da Plastimar, empresa com sede na zona industrial de Peniche que produz plásticos expandidos.

Marcos Augusto estima que “cerca de três toneladas tenham sido derramadas para o domínio público hídrico”, o que provocou “algumas manchas no mar” e o aparecimento, durante a tarde de ontem, de manchas de nafta na Praia do Abalo, um pequeno areal que fica a descoberto na baixa-mar e que é utilizado essencialmente por pescadores.

“Cerca de um terço do areal foi limpo ao final do dia” de ontem, pela brigada antipoluição da Polícia Marítima e com o apoio da empresa, tendo os trabalhos de limpeza do areal ficado concluídos na manhã de hoje.

A nafta foi “recolhida em sacos que vão ser encaminhados para aterro”, faltando apenas limpar “uma zona de rochas, em arribas de difícil acesso”, acrescentou o comandante do Porto de Peniche: “A Agência Portuguesa do Ambiente está a analisar que medidas podem ser tomadas, se a utilização de dispersantes ou se se aguarda que o mar faça a limpeza natural”.

Luís Carvalho, diretor geral da Plastimar, adiantou que a fuga foi cantonada logo após ter sido detetada.

“Na monitorização feita entre as oito e as nove horas da manhã não foi detetado qualquer problema”, pelo que o derrame terá ocorrido “a meio da manhã”, acrescentou o responsável.

 

A ocorrência foi reportada ao Ministério Público, a quem compete apurar a graduação da infração.

 

Em destaque

Subir