Nas Notícias

Abusar dos vegetais e da fruta ajuda a combater a depressão

Um estudo realizado nos EUA demonstrou que uma dieta à base de vegetais, fruta e sementes pode ser a forma mais simples – e saudável – de combater a depressão.

Num ensaio que envolveu cerca de mil pessoas, com uma idade média a rondar os 81 anos, o grupo que evitou carnes vermelhas, gorduras saturadas e açúcar registou uma queda de 11 por cento no risco de vir a sofrer de depressão.

A investigadora Laurel Cherian, do Rush University Medical Centre, em Chicago, salientou que “uma mudança significativa no estilo de vida, nomeadamente na dieta”, é preferível à medicação.

“Nesse sentido, tentámos apurar de que forma uma dieta podia ser eficaz na redução do risco de depressão”, salientou a médica.

A especialista lembrou que a depressão é muito comum entre adultos de alguma idade e ainda mais frequente em pessoas que sofrem de problemas de memória, pressão alta ou colesterol elevado e ainda entre os indivíduos que sofreram derrames cardíacos.

Os participantes foram acompanhados ao longo de seis anos e meio, sendo monitorizados a sintomas de depressão, como irritabilidade acima do normal e um sentimento de desesperança quanto ao futuro.

O grupo que manteve uma dieta ocidental, com gorduras saturadas e carnes vermelhas, apresentou uma maior propensão para a depressão do que o grupo que seguiu a dieta Dash, à base de vegetais, fruta e sementes e destinada a travar a hipertensão.

“São precisos mais estudos para confirmar estes resultados e determinada quais os melhores componentes nutricionais para ajudar as pessoas a manterem os cérebros saudáveis”, concluiu Laurel Cherian.

Em destaque

Subir